Todas
as referencias nas escrituras que Jesus aboliu ,cancelou ,revogou
,inutilizou o antigo testamento
este
estudo se levarmos em conta e muito extenso pois envolve o
entendimento de todo o novo testamento a nova aliança em Jesus para
saber os comparativos com o antigo testamento ,o estudo e baseado só
no novo testamento já tem todos as referencias que se precisa
a
a referencias dos crentes em deus do antigo testamento as igrejas que
seguem o antigo testamento e se chamam crentes e dizem também seguir
a Deus
mas
se baseiam praticamente em doutrinas do antigo testamento.
Os
crentes em Jesus e Cristãos as pessoas começaram a se chamar
Cristãos após Jesus Cristo :
os
crentes em Jesus Cristo são crentes em Jesus ,nas doutrinas e
escrituras de Jesus Cristo incluindo saber que jesus aboliu o antigo
testamento
a
maneira que esta escrito e essa : muitos seguem como querem e há
muitas igrejas que ate o conteúdo e controverso e atrapalhado e ate
estranho demais de entender e ate de levar em conta ,e sempre bom
conferir as referencias nas escrituras.
Se
alguém segue a Jesus Cristo as referencias são no novo testamento
“quando
um pastor tem as mãos sujas de sangue não e pastor e bandido
,criminoso” no novo ou antigo testamento
oque era o antigo
testamento?
Para que servia?
Porque o próprio
Jesus aboliu?
Porque tem pessoas
que ainda seguem o antigo testamento?
Outros estudos
referentes >>
As doações segundo Jesus Cristo nas escrituras
Estudo sobre as igrejas
O Sacerdócio:
A Restauração
Você segue a igreja mesmo, e convertido a igreja ou segue Jesus?
»II CORINTIOS [3]
·SUPERIORIDADE DA
NOVA ALIANÇA SOBRE A ANTIGA
1
PORVENTURA começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou
necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou
de recomendação de vós?
2
Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e
lida por todos os homens.
3
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada
por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus
vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
4
E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
5
Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de
nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
6
O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo
testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o
espírito vivifica.
7
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em
glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os
olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual
era transitória,
8
Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
9
Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais
excederá em glória o ministério da justiça.
10
Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi
glorificado, por causa desta excelente glória.
11
Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em
glória o que permanece.
12
Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
13
E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para
que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo
que era transitório.
14
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu
está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por
Cristo abolido;
15
E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o
coração deles.
16
Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
17
Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí
há liberdade.
18
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a
glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma
imagem, como pelo Espírito do Senhor.
»GÁLATAS 3
·A
LEI E A FÉ
1
Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à
verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi
evidenciado, crucificado, entre vós?
2
Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da
lei ou pela pregação da fé?
3
Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito,
acabeis agora pela carne?
4
Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi
em vão.
5
Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre
vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
6
Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como
justiça.
7
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
8
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé
os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas
as nações serão benditas em ti.
9
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
10
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da
maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não
permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei,
para fazê-las.
11
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus,
porque o justo viverá da fé.
12
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por
elas viverá.
13
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por
nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no
madeiro;
14
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus
Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
15
Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada,
ninguém a anula nem a acrescenta.
16
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não
diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma
só: E à tua descendência, que é Cristo.
17
Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por
Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois,
não a invalida, de forma a abolir a promessa.
18
Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa;
mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
19
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões,
até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e
foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
20
Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.
21
Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque,
se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade,
teria sido pela lei.
22
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa
pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
23
Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e
encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
24
De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo,
para que pela fé fôssemos justificados.
25
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
26
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
27
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes
de Cristo.
28
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há
macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
29
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e
herdeiros conforme a promessa.
»GÁLATAS 4
·JUDEUS
E GENTIOS
1
DIGO, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere
do servo, ainda que seja senhor de tudo;
2
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado
pelo pai.
3
Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à
servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
4
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de
mulher, nascido sob a lei,
5
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a
adoção de filhos.
6
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito
de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és
também herdeiro de Deus por Cristo.
8
Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza
não são deuses.
9
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus,
como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais
de novo quereis servir?
10
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
12
Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós;
nenhum mal me fizestes.
13
E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em
fraqueza da carne;
14
E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na
minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus
Cristo mesmo.
15
Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de
que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis.
16
Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?
17
Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos,
para que vós tenhais zelo por eles.
18
É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou
presente convosco.
19
Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que
Cristo seja formado em vós;
20
Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz;
porque estou perplexo a vosso respeito.
21
Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
22
Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e
outro da livre.
23
Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era
da livre, por promessa.
24
O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças;
uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
25
Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à
Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
26
Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos
nós.
27
Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz;
Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da
solitária são mais do que os da que tem marido.
28
Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
29
Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o
que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
30
Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de
modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
31
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
»HEBREUS 7
·UM
SACERDOTE SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE
1
PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus
Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava
da matança dos reis, e o abençoou;
2
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por
interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que
é rei de paz;
3
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem
fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece
sacerdote para sempre.
4
Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca
Abraão deu os dízimos dos despojos.
5
E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem,
segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos,
ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
6
Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos
de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
7
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
8
E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém,
aquele de quem se testifica que vive.
9
E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe
dízimos, pagou dízimos.
10
Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque
lhe saiu ao encontro.
11
De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico
(porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de
que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque,
e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
12
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também
mudança da lei.
13
Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo,
da qual ninguém serviu ao altar,
14
Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente
a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
15
E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque
se levantar outro sacerdote,
16
Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a
virtude da vida incorruptível.
17
Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo
a ordem de Melquisedeque.
18
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza
e inutilidade
19
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida
uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
20
E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente
aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
21
Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e
não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem
de Melquisedeque),
22
De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
23
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número,
porque pela morte foram impedidos de permanecer,
24
Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
25
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam
a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado,
separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
27
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia
sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois
pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si
mesmo.
28
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a
palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho,
perfeito para sempre.
»HEBREUS 8
·A
EXCELÊNCIA DO MINISTÉRIO DE CRISTO
1
ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que
está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
2
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor
fundou, e não o homem.
3
Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e
sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse
alguma coisa que oferecer.
4
Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo
ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
5
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como
Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o
tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que
no monte se te mostrou.
6
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é
mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores
promessas.
7
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria
buscado lugar para a segunda.
8
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor,
Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma
nova aliança,
9
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei
pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram
naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10
Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa
de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E
em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me
serão por povo;
11
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão,
dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor
deles até ao maior.
12
Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus
pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
13
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado
velho, e se envelhece, perto está de acabar.
»HEBREUS 9
·A
IMPERFEIÇÃO DA PRIMEIRA ALIANÇA
1
ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um
santuário terrestre.
2
Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o
candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o
santuário.
3
Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo
dos santos,
4
Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de
ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o
maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da
aliança;
5
E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no
propiciatório; das quais coisas não falaremos agora
particularmente.
6
Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam
os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;
7
Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem
sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;
8
Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do
santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o
primeiro tabernáculo,
9
Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e
sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar
aquele que faz o serviço;
10
Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e
justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.
11
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e
mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta
criação,
12
Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue,
entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
13
Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha
esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da
carne,
14
Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu
a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das
obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
15
E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a
morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro
testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
16
Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do
testador.
17
Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum
valor enquanto o testador vive?
18
Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue;
19
Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos
segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã
purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,
20
Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.
21
E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos
do ministério.
22
E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e
sem derramamento de sangue não há remissão.
23
De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão
no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com
sacrifícios melhores do que estes.
24
Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do
verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós
perante a face de Deus;
25
Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo
sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;
26
De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a
fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez
se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
27
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois
disso o juízo,
28
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de
muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para
salvação.
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