- Estudo sobre o dizimo
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- »MATEUS 23
- 22 E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.
- 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
- 24 Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.
- 25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.
- 26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
- 27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
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- A dizimo a lei do dizimo :
- o dizimo ou seja a decima parte do que se ganhava que era uma lei,uma lei do antigo testamento !
- no antigo testamento e falado em dizimo pela ultima vez em Malaquias 4.
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- Muitos não sabem ou não prestam atenção a este fato e que o próprio Jesus Cristo aboliu o antigo testamento e também a lei do dizimo bem especificamente também:
- »2 CORRINTIOS 3-14 »HEBREUS 7 9 a 22.
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- Entender a maneira de Jesus Cristo a respeito do Dizimo e a mesma coisa que entender a respeito do sacerdócio de Cristo.
- Muitos que ainda seguem esta tradição muitas vezes não percebem que estão seguindo tradições do antigo testamento que foram ate por Jesus Cristo abolidas,
- por suas fraquezas e inutilidades .contentando assim apenas a tradições de homens e de homens corruptos que mesmo sabendo disso veem na cobrança ate estorcida de dízimos
- muitas vezes com pessoas humildes e sem entendimento das escrituras ,como fonte de renda e riquezas não se preocupando com trabalho, profissão ou a nescidade do aprendizado e preparo, conhecimento profissional. O pior de tudo não se preocupando realmente com a salvação,a penas com o material,o tereno a sobrevivência muitas vezes.
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- E DE FATO O HOMEN DE DEUS PREPARADO,ILUMINADO QUE E FIEL E NÃO COBRA NEMPEGA NEM EXIGE DIZIMO,O HOMEN DE DEUS PREPARADO PRA HOBRA E QUE FAZ A HOBRA SEGUNDO JESUS CRISTO TAMBEM DEVE COMO OBRIGAÇÃO DE PASTOR PELO MENOS ENTEDER ISSO QUE E BASICO DO EANGELHO DE JESUS CRISTO E NÃO FAZR A OBRA PELO DIZIMO OU DINHEIROS E REGALIAS QUE PODERIA TER DE OUTRA FORMA.
- A questão mais importante oque tem o Dizimo com a salvação?
- Alguém tem divida que por acaso se precisa pagar dízimos para ser salvo?
- A salvação vem pela sabedoria nas escrituras e fê em Jesus Cristo. Desta forma se deve agradar a Cristo assim a Deus e não a o desejo e nescidade materiais de homens que já esperam com isso a subsistência deforma inclusive desonesta como comerciantes de Cristo,enganadores,falsos mestres.
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- »JOÃO 5
- 38 E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
- 39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
- 40 E não quereis vir a mim para terdes vida.
- 41 Eu não recebo glória dos homens;
- 42 Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.
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- »II TIMÓTEO 3
- ·OS ÚLTIMOS DIAS
- 13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
- 14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
- 15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
- 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
- 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
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- Ver estudo completo sobre a salvação e vida eterna http://cassianojosevieira-comoseguirjesus.blogspot.com/p/vida-eterna-e-salvacao.html
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- Oque tem o sacerdócio de Cristo com o dizimo?
- A a diferença do sacerdócio de Cristo com o sacerdócio levítico do antigo testamento?
- A diferença e que no sacerdócio de Cristo não existe o dizimo nem a coleta de dízimos nem a lei do dizimo.
- JESUS CRISTO MUDOU A MANEIRA DOSACERDOCIO então TAMBEM A LEI ,A LEI DO DIZIMO
- 12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
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- Portanto não e preciso pagar o dizimo para seguir ,nem se batizar,nem se convertem em Jesus Cristo de fato e o contrario como se segue nas escrituras:
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- 9 E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
- 10 Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
- 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
- 12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
- 13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
- 14 Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
- 15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
- 16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
- 17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
- 18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
- 19 (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
- 20 E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
- 21 Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque),
- 22 De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
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- »HEBREUS 7
- ·UM SACERDOTE SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE
- 1 PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
- 2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
- 3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
- 4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
- 5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
- 6 Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
- 7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
- 8 E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
- 9 E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
- 10 Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
- 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
- 12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
- 13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
- 14 Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
- 15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
- 16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
- 17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
- 18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
- 19 (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
- 20 E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
- 21 Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque),
- 22 De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
- 23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
- 24 Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
- 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
- 26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
- 27 Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
- 28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
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- »HEBREUS 5
- ·O SACERDÓCIO DE CRISTO
- 1 PORQUE todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;
- 2 E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.
- 3 E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.
- 4 E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.
- 5 Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.
- 6 Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
- 7 O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.
- 8 Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
- 9 E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;
- 10 Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
- 11 Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
- 12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
- 13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
- 14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
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- »LUCAS 18
- ·PARÁBOLA DA VIÚVA PERSISTENTE
- 1 E CONTOU-LHES também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,
- 2 Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.
- 3 Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
- 4 E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,
- 5 Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
- 6 E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz.
- 7 E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
- 8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
- ·O FARISEU E O PUBLICANO
- 9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
- 10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
- 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
- 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
- 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
- 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
- 15 E traziam-lhe também meninos, para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam-nos.
- 16 Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.
- 17 Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele.
- ·O RICO DE QUALIDADE
- 18 E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
- 19 Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
- 20 Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
- 21 E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
- 22 E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
- 23 Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
- ·A HERANÇA DA VIDA ETERNA
- 24 E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
- 25 Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
- 26 E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se?
- 27 Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.
- 28 E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.
- 29 E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus,
- 30 Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.
- ·JESUS PREDIZ SUA MORTE E SUA RESSURREIÇÃO
- 31 E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito;
- 32 Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido;
- 33 E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará.
- 34 E eles nada disto entendiam, e esta palavra lhes era encoberta, não percebendo o que se lhes dizia.
- ·CURA DO CEGO DE JERICÓ
- 35 E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando.
- 36 E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.
- 37 E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava.
- 38 Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.
- 39 E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
- 40 Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe,
- 41 Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.
- 42 E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.
- 43 E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.
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- »MATEUS 23
- 1 ENTÃO falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
- 2 Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
- 3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;
- 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;
- 5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
- 6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
- 7 E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
- 8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
- 9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
- 10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
- 11 O maior dentre vós será vosso servo.
- 12 E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
- ·OS ESCRIBAS E FARISEUS CENSURADOS POR JESUS
- 13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
- 14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
- 15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
- 16 Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.
- 17 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?
- 18 E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
- 19 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
- 20 Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;
- 21 E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;
- 22 E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.
- 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
- 24 Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.
- 25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.
- 26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
- 27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
- 28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
- 29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,
- 30 E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.
- 31 Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.
- 32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
- 33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
- 34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;
- 35 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.
- 36 Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração.
- 37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
- 38 Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;
- 39 Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Estudo sobre o dizimo
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